Compartilhar

Chegou o mês que eu, Mundoca, gosto muito! O mês de junho é famoso no Brasil pelas festas juninas. Elas ocorrem em todas as partes do país e são um prato cheio (muitas vezes, literalmente) para quem visita esses locais.

Mundoca com imagem do Santo Sao João

Caminhoneiros que rodam pelos mais diferentes estados se deparam com formas diversas de festejar. Você sabe a origem das festas juninas? Afinal, quais são as referências? Eu vou te explicar ;) 


Origem das Festas Juninas

As comemorações juninas tem referências de diferentes lugares do mundo. Conforme o catolicismo ganhou espaço e se expandiu pelos países europeus, nasceu o desejo por homenagear santos. No mês de junho, são celebrados Santo Antônio no dia 13, São João no dia 24 e São Pedro no dia 29. A partir da colonização portuguesa, novos elementos foram agregados, como os das culturas indígena (fogueira) e africana (danças). 

imagens de São João


De que forma se faz uma Festa Junina?

Existem diferentes maneiras de celebrar o mês de junho e seus santos. Cada região do Brasil faz de um jeito. Na música, vai de forró, passando por sertanejo e até outros gêneros típicos de cada local. Também são comuns as brincadeiras, como o correio elegante, prisão, corrida no saco, pescaria e rabo do burro. A vestimenta depende do envolvimento de cada um. Há quem se dedique MUITO no personagem e só saia de casa de chapéu de palha e roupas xadrez. 

De que forma se faz uma Festa Junina


O que comer em uma Festa Junina?

A dúvida na verdade é: O que NÃO comer? Só tem comida boa. Da mesma forma que destacamos acima, os pratos da festa também dependem de cada região. De curau e mungunzá, passando por quentão e paçoca e até pé-de-moleque. Ainda assim, considerando toda essa variedade, tem um alimento que está muito presente: o milho. Muitas são as receitas que envolvem o grão tão consumido (e transportado, né amigo caminhoneiro?) no Brasil. 

comidas de são joão


Festa Junina e Caminhoneiros: o que tem a ver?

Tudo a ver! Além da imensa quantidade de milho que é consumida nessa época e, portanto, também muito transportada, trata-se de uma festa comum a todos os brasileiros. Sendo assim, caminhoneiros sabem bem que por onde passarem vão ver algum rastro de uma boa Festa Junina brasileira. 

Festa Junina e Caminhoneiros: o que tem a ver?

Se dá tempo, tá aí uma excelente oportunidade para conhecer a cultura do estado pelo qual você está passando e também se alimentar bem! Afinal, o que não falta é FARTURA nesses arraiá! 

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Recomendamos para você
Índice
Quem somos
Baixe nosso APP
Atendimento
Segurança
Formas de Pagamento
Credibilidade
Abrir Whatsapp