Compartilhar

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização câncer de mama realizado anualmente. O maior foco da campanha é alertar mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. 
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil e os seus principais sinais e sintomas são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Dia 17/10/22 recebemos aqui no Mundo do Caminhão a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Vacaria, Maria Gil e a voluntária Vera para uma roda de conversa sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 


Com isso separamos 5 dicas importantes sobre hábitos que auxiliam na prevenção do câncer de mama. Veja:

1. Alimentação saudável
Ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evitar os alimentos ultra processados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, bebidas adoçadas, entre outros, pode prevenir o câncer.

2. Praticar atividade física
Atividade física reduz em 40% o risco da doença, ela influencia, não apenas no bem-estar, mas também na preservação da saúde, os exercícios contribuem para o equilíbrio do metabolismo e reduz o surgimento de doenças crônicas.

3. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
O álcool pode ajudar no aparecimento do câncer por diferentes mecanismos (danifica o DNA, torna os tecidos humanos mais sensíveis a danos, entre outros). Evitar a ingestão de todos os tipos de bebidas alcoólicas favorece a prevenção não só do câncer de mama, mas de outras doenças

4. Não fumar
O cigarro e outros produtores de fumaça (narguilé, charuto, cigarrilha, entre outros) contêm diversas substâncias químicas que provocam câncer. Evitar fumar ou ficar perto de pessoas que fumam são medidas muito importantes que podem contribuir para a prevenção.

5. Realizar mamografia
Além de prevenção, é fundamental falarmos de detecção precoce. É imprescindível que as mulheres a partir dos 40 anos realizem anualmente a mamografia, exame mais eficaz para o diagnóstico precoce. Nas pacientes com alto risco, os exames de rastreamento iniciam antes dos 40 anos – essa orientação deve vir da equipe médica.

E aí gostou dessas dicas?

Compartilhe:

Perguntas e respostas

Recomendamos para você
Índice
Quem somos
Baixe nosso APP
Atendimento
Segurança
Formas de Pagamento
Credibilidade
Mundo do Caminhão
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp